terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Vale apena reelembrar

ENA 12. CASA DE TEÓFILO. INT. DIA

CONT. DA CENA 16 DO CAP. ANTERIOR. TEÓFILO, EM CIMA DA CADEIRA, AINDA COMO ESTÁTUA. ROSANA TENTA ACALMÁ-LO.

ÉRICA ESTÁ PARADA, COMO UM ROBÔ, IMÓVEL, DURANTE TODA A CENA.

TEÓFILO — O mundo das trevas está se levantando contra a Terra! Agora falta pouco, muito pouco pra destruição final! Toda a humanidade vai sofrer! É o Apocalipse! Os anjos vão tocar as trombetas! A guerra do fim do mundo vai começar!

ROSANA — Teófilo, por favor, desce daí! Para com isso! Pelo amor de Deus, se acalma, homem!

ÉRICA — (MEXE E FALA ROBOTICAMENTE) Tá tudo bem, Teófilo! Isso é coisa da sua cabeça. O mundo não vai acabar!

INSERIR EFEITO: PV DE ROBÔ: TEÓFILO, AGITADO, FALANDO PARA CAM, COMO SE FOSSE ÉRICA.
TEÓFILO — Como não? Eu sei! Tá escrito nas profecias! O Pai da Humanidade tá dizendo! Finjam de estátua! Todo mundo! Finjam de estátua!

ÉRICA SE FAZ DE ESTÁTUA.

NUM OUTRO CANTO, ÁGATA CONVERSA COM AQUILES, CHATEADA.

ÁGATA — Ai, Aquiles, não agüento mais essa situação. O papai pirou de vez! E tá cada dia pior. E agora a tia Érica... também não tá nada bem.

AQUILES — É muito triste isso. Fico morrendo de pena. A gente precisa levar o pai logo pra se tratar com um médico.

ÁGATA — Ele tá precisando de um bom tratamento psiquiátrico!

TEÓFILO ESCUTA E FICA IRRITADO.
TEÓFILO — Não acredito que os meus próprios filhos querem se livrar de mim!

AQUILES — Claro que não, pai! A gente só quer o seu bem!

TEÓFILO — Eu ouvi! Não adianta negar! Vocês querem me internar, me mandar pra longe! Acham que eu tô louco! Mas eu não tô louco não!

ROSANA — Teófilo, para! Não é nada disso. Eles tão preocupados com você, só isso. Assim como eu. Você precisa mesmo se tratar, meu querido.

TEÓFILO — Vocês me respeitem! Eu sou o Pai da Humanidade!

ÁGATA — Não, pai! Você não é o pai da humanidade. O pai da humanidade é Deus, Nosso Senhor, criador do céu e da terra e de tudo que existe!

TEÓFILO — Sim. É verdade. Eu não nego. Mas foi um anjo do senhor que me disse... que a minha descendência... o tronco da minha família... vai se espalhar por toda a humanidade. Eu não sou o criador. Mas minha semente foi abençoada. Vocês, meus filhos, vão continuar a obra que eu comecei. Minha semente vai se espalhar pelo planeta... por isso eu sou e serei chamado no futuro de Pai da Humanidade!

AQUILES E ÁGATA SE OLHAM, SURPRESOS.

ÁGATA — Pai, desculpa, mas acho que você tá dando uma pirada, entendeu?

AQUILES — Piradaço. Sinto muito dizer, mas isso é uma piração!

TEÓFILO — Respeito! Respeito é bom e eu gosto! Não tá certo vocês ficarem me ofendendo, me chamando de pirado.

ROSANA — Seu pai tá certo. Honrar pai e mãe... isso é mandamento divino, o quarto mandamento, se não me falha a memória...

ÁGATA — Tudo bem. Sua mãe virou uma vampira, seu pai tá maluquinho, mas tem que honrar, né, Aquiles?

AQUILES — É, Ágata, tem que honrar, na saúde e na doença. Ai meu Pai, dai-me paciência, isso sim!

ROSANA — Dai-nos, ó Senhor, não só a paciência, mas também a leveza...

ÁGATA — Leveza?

ROSANA — Sim, é ótimo ter leveza nesta vida... Porque a leveza é amabilidade, delicadeza, suavidade... é saber que tá tudo bem, apesar dos pesares... a vida é bela... há amor... divino amor... no Universo. Isto é leveza. Mas além de paciência e leveza, dai-nos, Senhor, a compaixão...

AQUILES — Compaixão... realmente a compaixão é muito necessária...

ROSANA — Compaixão é tentar sentir o que o outro tá sentindo, é saber se colocar no lugar do outro... Não é só sentir pena... é tentar entender...

ÁGATA — Portanto, ó Senhor, dai-me paciência, leveza, compaixão... e o que mais?

ROSANA — Autocrítica...

ÁGATA — Autocrítica é fundamental...

ROSANA — Autocrítica é não achar que tá sempre certo, não se achar acima dos outros... é pensar como se pode melhorar...

ÁGATA — Muito bem. Que mais, mãe?

ROSANA — Entendimento... Entendimento é tudo de bom nesta vida!

DE REPENTE, ÉRICA COMEÇA A TER UM CURTO.

ÉRICA — Meu Deus! O que tá acontecendo comigo? Tô sentindo o meu corpo inteiro tremer... como se eu tivesse levando choques... Ai, ai! Que coisa horrível!

INSERIR EFEITO: FAÍSCAS SAEM DA CABEÇA DE ÉRICA.

NO SUSTO DE TODOS,

CORTA PARA

Blog do Tiago Santiago

0 comentários: