domingo, 19 de julho de 2009

Ele foi:Insatisfeito com a Record, Tiago Santiago é a aposta do SBT

Depois de um longo período de lua de mel, a Record e Tiago Santiago se separaram. O responsável pelo texto de Promessas de Amor, última parte da trilogia Os Mutantes, que termina no próximo dia 3, ouviu proposta de Sílvio Santos e já faz parte da equipe de autores do SBT. Segundo ele, porque foi mais valorizado.

"Minha base salarial estava muito defasada", argumenta ele, que também escreveu Escrava Isaura e Prova de Amor, na Record. Mas a questão financeira não foi a única que pesou, embora admita que ganhará bem mais na nova "casa". Tiago garante que os investimentos em cenários e elenco para sua trama caíram e que sua função de consultor de teledramaturgia foi desprestigiada.


"Me senti pressionado pela Record quando tiraram minha novela de um horário em que era líder de audiência e jogaram em outro em que eu tinha de enfrentar, com orçamento decrescente, a maior produção da Globo", reclama o autor, que agora só concede entrevistas por e-mail.


Esbanjando autoconfiança, ele não vê qualquer risco em sua decisão. Ao contrário. O autor deixa claro que acredita que sua falta será bastante sentida nos bastidores da antiga emissora. "Acho que me deixar partir pode significar um erro estratégico da Record", avalia.


O contrato, assinado na última semana, vai até 2013 e prevê a produção de uma novela por ano. "Vou estrear no primeiro semestre de 2010. Escreverei quatro com 180 capítulos ou três com 240, se fizerem sucesso", adianta. E, como a emissora tem sede em São Paulo, o autor já sabe que sua primeira trama será produzida lá.


"Não sei de planos de mudança da teledramaturgia do SBT para o Rio. Mas em São Paulo existem excelentes estúdios e ótimas condições de gravação", defende o autor, que mora na capital carioca.



Você assinou por quatro anos com o SBT alegando se sentir mais valorizado pelo Sílvio Santos do que pela Record. Essa valorização é financeira?


Resolvi mudar porque não estava mais satisfeito na Record, onde fiz muito sucesso e vivi grandes alegrias. Sempre serei grato pelas oportunidades, mas o problema começou com pedidos que não foram atendidos nos últimos cinco anos. Como, por exemplo, um programa como o ¿Vídeo Show¿, da Globo, que divulgasse os artistas e as novelas. Senti também que minha consultoria foi desprestigiada de uns tempos para cá. Meu horário piorou e mudou continuamente. Houve decréscimo de investimento em elenco e cenários. Eu queria colocar a novela, no mínimo, às 21:30 h, ou seja, 20 minutos, meia hora mais tarde, e não fui atendido. Isso afetou minha retirada média, que variava de acordo com a audiência. Depois, fui pressionado a assinar contrato de renovação ainda mais longo que 2012 e que não contemplava uma série de reivindicações, como, por exemplo, a reposição da inflação por algum índice, como o IPC (Índice de Preços ao Consumidor). Minha base salarial estava muito defasada. O Silvio Santos tratou pessoalmente comigo, com muito mais educação. Valorizou meu trabalho e fez uma proposta que a Record não quis cobrir. Apesar de todo o valor que as novelas agregaram à emissora. No SBT, terei bom orçamento para fazer belas novelas. E vou ganhar parte do salário em luvas, bem mais do que a Record chegou a oferecer.


As mudanças de horário na programação da Record ficaram constantes depois da estreia de A Fazenda. Sua decisão de romper o contrato tem relação direta com a importância que a emissora está dando para o "reality show"? Como a Record reagiu a sua saída?


Eu queria que a minha novela tivesse tanta divulgação quanto A Fazenda e que fosse para o melhor horário. Acho que me deixar partir pode significar um erro estratégico da Record. Mas é bom para o SBT, para os artistas e para a audiência. A televisão brasileira vai ganhar mais uma frente de novelas. A reação da Record não foi boa. Tentaram me pressionar a fechar contrato pela metade da oferta que eu tinha no SBT. Não tenho receio de seguir os caminhos do meu coração. Serei sempre grato pelas felicidades que tive lá, mas senti que chegou a hora de mudar. Isso deu uma mexida no mercado. Muita gente já renovou com vantagens na Record depois da minha saída. Vão acabar gastando mais do que se tivessem me dado o que pedi. Se quisessem mesmo que eu ficasse, deveriam cobrir a proposta que recebi do SBT.


A decisão de encurtar Promessas de Amor foi sua ou da Record?


Foi da Record. Por mim, eu passaria de 596 capítulos, que é a marca de Redenção (da extinta TV Excelsior exibida por quase dois anos entre 1966 e 1968 e que mantém até hoje o recorde de novela exibida por mais tempo na TV brasileira). E completaria dois anos no ar com festa de gala, no final de agosto. Em volume de arte, de qualquer forma, minha novela, considerada na totalidade da trilogia, foi a maior brasileira de todos os tempos.


O Sílvio também teve sua fase de mexer na grade sem aviso, tirar programas do ar e colocar pessoas na "geladeira" por não alcançarem o resultado esperado. Não tem receio que isso aconteça com você?


Silvio Santos sempre investiu em dramaturgia e fez muitas novelas no SBT, como ¿Éramos Seis¿, em tempos anteriores. Depois, fechou um contrato que durou muitos anos com a Televisa. Ele me contou que sempre foi difícil contratar alguém com "know-how" de novelas da Globo, apesar de ter tentado com vários autores. Espero valorizar a marca do SBT muito mais do que valorizei a da Record, através de uma nova era de novelas brasileiras de sucesso. Tenho segurança no que sei fazer e ele (Sílvio) acredita em mim. Sei que vamos dar certo. Tenho segurança de que vou encontrar horário bom na grade do SBT para alcançar ótimos índices de média e picos que vão ajudar a dar visibilidade para outros programas do canal. Vai ser ótimo ter mais gente neste páreo. Estou muito feliz por, novamente, estimular a teledramaturgia brasileira, aumentando a concorrência.


Você já conversou com a Íris Abravanel, mulher do Sílvio Santos e autora das últimas novelas do SBT? Existe a possibilidade de vocês escreverem juntos?


Vamos trabalhar em novelas diferentes, mas devo dizer que a Íris é uma encantadora novelista, entusiasmada e apaixonada por novelas brasileiras. E tem dado total força à retomada da teledramaturgia nacional no SBT. Esta grande obra já nos uniu desde o momento em que fomos apresentados, em sua casa, por seu marido. É uma senhora excelente, educadíssima, simpática e afável. Senti que teremos um relacionamento excelente, até porque eu já tinha ótimas referências dela através de gente como Walcyr Carrasco e Bianca Rinaldi.


Terra


0 comentários: