quinta-feira, 12 de março de 2009

Foz do Iguaçu é cenário de gravações de filme e programas de TV

Região que conta com um dos cenários mais lindos do mundo, reconhecido por personalidades como Tony Blair e Francis Coppola e por milhares visitantes a cada ano. Com esses atributos, fica fácil entender porque a tríplice fronteira a cada ano atrai mais cineastas e produtores de televisão. Prova disso é que só em fevereiro, a cidade receberá cinco equipes de gravações, sendo um de cinema e quatro de programas de televisão.

Quem inicia a bateria de gravações em Foz do Iguaçu e região é a equipe de filmagens do filme “Salve Geral - O Dia Em Que São Paulo Parou”, do cineasta Sérgio Rezende. A equipe, formada por 22 pessoas, gravará cenas no Parque Nacional do Iguaçu, no aeroporto, em um cassino e takes de compras em Ciudad del Este, nesta terça e quarta-feira (10 e 11/02). O filme mostra os ataques comandados pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) no fim de semana do Dia das Mães, no ano de 2006. Em São Paulo, o dia ficou marcado pelos ônibus incendiados, ataques a bancos, metrô e residências, com um saldo de pelo menos 152 mortos.

Um dos pontos mais comemorados pelos moradores é que desta vez Foz do Iguaçu não será retratada como mais uma cidade onde impera a violência e o crime. Ao contrário. A atriz Andréa Beltrão, que interpreta uma mulher que vê seu filho de apenas 17 anos ir preso e passa a conviver com um submundo desconhecido pela maioria dos cidadãos, vem a Foz do Iguaçu com uma amiga para se desligar daquela triste realidade.

Televisão – profissionais da televisão também estão se rendendo as belezas de Foz do Iguaçu. Até o final de fevereiro, a cidade será o cenário de mais quatro produções - duas novelas, uma série e uma minissérie.

A Rede Record gravará cenas de duas novelas -“Os Mutantes” e “Promessas de Amor”. De 25 deste mês a 6 de março, virão 85 pessoas para as gravações, entre atores e equipe técnica. Além disso, serão contratados 50 figurantes por aqui mesmo.


Já a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) vai gravar cenas para a série “Casos e Causos”, exibida aos domingos, no programa Revista RPC. As filmagens acontecerão na próxima semana - entre 16 e 20 de fevereiro. No enredo, um grupo de amigos que resolvem abrir uma agência de turismo, mas antes vêm para Foz com um grupo de turistas. Passeio pelo Parque Nacional do Iguaçu, compras no Paraguai e muitas confusões, especialmente na Aduana, dão o tom do programa.


Outro programa de televisão que terá Foz do Iguaçu, especialmente, as Cataratas do Iguaçu, como pano de fundo será a minissérie “Cinco Estrelas”, dirigida por Cininha de Paula e Paulo Trajes. A minissérie será vendida para uma emissora de tevê aberta. Ela terá as Cataratas do Iguaçu como um cenário constante. A historia será contada do ponto de vista de cinco pessoas ligadas a um hotel de luxo da cidade, cenário aonde será gravada a maior parte das cenas.

Histórico – Não é de hoje que Foz do Iguaçu e região são cenários de produções de televisão e de filmes. Em anos anteriores, no Parque Nacional do Iguaçu foram gravadas cenas para os filmes “Indiana Jones” e “Miami Vice”. Além disso, vários programas de televisão também apresentaram as belezas da Tríplice Fronteira em atrações nacionais, como “Domingo Legal”, “No Coração do Brasil” (apresentado por José Luiz Datena), “Sabadaço” (do apresentador Gilberto Barros, o Leão) e muitos outros. Foz do Iguaçu que já conquistou espaço de destaque na imprensa nacional e internacional agora está cada vez mais presente também nas telinhas e telonas mundo afora.

H2 Foz

0 comentários: