quinta-feira, 12 de março de 2009

Governador se encontra com equipe que grava novela em Foz do Iguaçu

Mais de cem pessoas, entre atores e profissionais da produção, estão na cidade desde sexta-feira passada (06) para gravar as cenas finais da trama, que se passam nas Cataratas do Iguaçu e no Parque Nacional do Iguaçu. O ganho é recíproco para a emissora de TV e para o município, afirmou o governador. “Foz do Iguaçu é o melhor destino turístico do mundo, um dos lugares mais bonitos do planeta. Ganha a novela e ganha a cidade”, disse Requião.

O governador Roberto Requião se encontrou na noite desta quarta-feira (11), em Foz do Iguaçu, com os atores e os profissionais da produção da novela Mutantes, da Rede Record. Mais de cem pessoas estão na cidade desde sexta-feira passada (06) para gravar as cenas finais da trama, que se passam nas Cataratas do Iguaçu e no Parque Nacional do Iguaçu.

As cenas serão gravadas até esta sexta-feira (13) e vão ao ar nos dias 22, 23 e 24 de março. Outros episódios foram filmados para a nova novela da emissora, Promessas de Amor, que estreia em seguida. Requião destacou que, com a gravação, o ganho é recíproco para a novela e o município. “Foz do Iguaçu é o melhor destino turístico do mundo, um dos lugares mais bonitos do planeta. Ganha a novela e ganha a cidade”, disse.
Para o diretor da novela, Alexandre Avancini, as cataratas formam um cenário ideal para a cena final, que vai mostrar uma perseguição envolvendo barcos e helicópteros. “Estávamos atrás de uma locação espetacular para o cenário das fortes cenas de perseguição e as cachoeiras de Foz do Iguaçu são deslumbrantes”, afirmou.

O autor Tiago Santiago detalhou uma das cenas. “Começamos mostrando o rio, depois a cachoeira, as cataratas belíssimas, com uma grande aventura de perseguição”, contou. Ele se disse encantado com a beleza do lugar. “Todo brasileiro e todas as pessoas do mundo têm que vir a Foz do Iguaçu um dia. Este é um dos lugares mais bonitos do planeta”, salientou Tiago.

“É tudo tão bonito que temos que mostrar ao mundo. Foz é um lugar abençoado e, por ser um encontro entre três nações (Brasil, Argentina e Paraguai) e por possuir um centro comercial, interligando as culturas, o lugar se torna mágico”, acrescentou Tiago.

O diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegorário, destacou que houve acompanhamento de técnicos do Parque para não haver impacto ambiental. Segundo ele, a repercussão, em âmbito nacional, vão atrair ainda mais turistas para a cidade. Em 2008, Foz bateu o recorde de visitantes, com 1,154 milhão de pessoas. “As gravações vão promover Foz do Iguaçu e o Parque, que completa 70 anos, trazendo mais pessoas para conhecer a cidade, as belezas naturais e cênicas e a biodiversidade que existe”, disse.

Uma das protagonistas da novela, a atriz Ittala Nandi, contou que as gravações foram emocionantes. “O lugar possui uma energia incrível. A beleza é indescritível. O final da novela vai ser maravilhoso”, frisou. Ittala é umas das idealizadoras da Escola Sul-Americana de Cinema no Paraná. Ela lembrou que, em julho deste ano, se forma a primeira turma e, em dezembro, a segunda.

Os alunos tiveram ensino para cinema e televisão em um curso de bacharelado de quatro anos, além de quatro festivais. “No terceiro festival, demos o melhor prêmio entre todos os festivais do Brasil para o melhor diretor, R$ 110 mil. É um prêmio maravilhoso e merecido”.

A partir de agora, contou a atriz, serão iniciadas as produções cinematográficas. “O Paraná vai entrar na ordem do futuro e com bons paços”, comentou. Requião também comentou sobre a Escola. “Temos um polo de cinema que está se transformando em algo muito interessante para o cinema brasileiro”, frisou.

H2 Foz

0 comentários: