domingo, 26 de abril de 2009

SCRIPt:Pepe e Camargo conversam

CENA 17. COLÉGIO. SALA DA DIRETORIA. INT. DIA

CAMARGO RECEBE PEPE QUE VEM ENTRANDO NA SALA

PEPE —Bom, primeiro de tudo, obrigado por me receber.

CAMARGO — Assim que a Érica, sua esposa, me falou do seu interesse em montar um teatro aqui no colégio eu gostei da idéia. Fiquei pensando muito na última conversa que tivemos, Pepe. Gostei de sua proposta de trazer o teatro para cá.

PEPE — Sabe, Camargo, como já disse, eu tenho alguns anos de experiência trabalhando com jovens no teatro. O processo de despertar artístico serve como uma terapia para eles. Através da arte os jovens fazem um trabalho de auto-conhecimento, trabalhamos diretamente na construção dos seus valores, princípios. Você vai ver como seus alunos podem ficar mais calmos e concentrados, depois do trabalho no teatro.
CAMARGO — Isso seria ótimo. Eles começaram este ano extremamente agitados. Mas fale um pouco mais sobre a sua proposta, por favor.

PEPE — Quero inaugurar o CENTRO CULTURAL NOVO ENSINO. Um lugar onde os jovens possam se expressar livremente. Possam falar de seus medos e anseios. Eu sinto, que muito da rebeldia adolescente nasce da falta deste espaço. A partir do momento que eles começam a criar, se sentem mais responsáveis, se sentem mais inteiros. E para trabalhar estes temas eu quero usar os grandes textos clássicos do teatro jovem e também quero incentivar os alunos a escreverem seus próprios textos.

CAMARGO — Isso é interessante. Sabe que eu sempre quis ser escritor. Pouca gente sabe disso. Gostava de escrever poesias quando era garoto, adorava as redações, mas por falta de incentivos como este seu projeto, acabei virando professor de português.
PEPE — Esta é a intenção, incentivar os jovens a acreditar em seus talentos.

CAMARGO — Mas como você vai fazer para cativar os alunos pro trabalho no teatro? Muitos são tímidos para este tipo de coisa.

PEPE — Pra isso eu tenho o auxilio da música. Quero fazer espetáculos musicais! A música é uma linguagem universal, que une diversas culturas, que aproxima as pessoas, que aprofunda a comunicação.
CAMARGO — É verdade. A garotada adora música.

PEPE — E no palco a música tem uma grande função. Ela pode fazer a mensagem chegar com rapidez ao coração do espectador. Eu toco vários instrumentos e sei muito bem como conduzir um trabalho deste tipo.

CAMARGO — Olha, Pepe, eu acho importante existirem artistas como você, que querem através da arte, auxiliar as pessoas a se desenvolverem. Eu reconheço o quanto a cultura artística é importante para a formação dos jovens. E hoje em dia é cada vez mais necessária esta informação cultural. Os jovens recebem muita informação pela internet!
PEPE — Mas o Teatro, as Artes Cênicas educam para a vida, tornam melhores os cidadãos. O meu projeto tem exatamente este objetivo.

CAMARGO — Eu quero a sua escola de teatro aqui no colégio, sim . Acho que nós estamos começando uma grande parceria.

CORTA PARA

Blog do Tiago Santiago

0 comentários: